Páginas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Um dica Preciosa no Dia Mundial do Livro


Escolhi um ótimo dia para voltar a escrever aqui, no Dia Mundial do Livro. Para variar continuo lendo bastante, indo ao cinema, vendo filme em casa mesmo, e até ao teatro, outra arte que adoro mas me dedico muito menos ( e esse ano decidir tentar me dedicar mais). Justificativas à parte, decidir voltar e falar sobre Preciosa. É, o filme que concorreu à vários prêmios, inclusive o Oscar. Mas não vou falar do filme porque ainda não vi, decidi ler primeiro o livro, apesar de já saber de toda a história através do trailler.
O livro tem umas 200 páginas, mas foi o um dos mais ambíguos que já li na vida, por dois motivos. Ele é fácil e ao mesmo tempo difícil. Explico.
Fácil porque a leitura é dinâmica, ele é contado pela própria personagem Precious e em sua linguagem coloquial e até mesmo com erros de concordância (a parte dos erros de concordância e até ortográficos pra mim foi complicado, pois adoro ler algo bem escrito). A história é tão contagiante que em um dia (no feriado de Tiradentes) matei todo o livro, e olha que não fiz só isso ( é mesmo, vi três filmes e também dormi).
Difícil porque a cada página nos deparamos com uma realidade dura de uma adolescente de 16 anos, analfabeta, negra, gorda, pobre que morra no Harlem (NY), mãe de um bebê que tem Síndrome de Down (que ela teve aos 12 anos) e grávida de outro, e o pai dos seus filhos é seu próprio pai. Além de ser agredida e molestada por seus pais ( ahã, sua mãe também), ela sofre intimidação dos colegas na escola ( não gosto daquela palavra em inglês, só porque é mais chique?!?!) e ainda descobre que é HIV positivo. É mole ou quer mais?
Apesar de tudo ela se refugia em seus sonhos para poder suportar o tranco, e conta com a ajuda de uma professora da alfabetização, que a estimula a ler e a escrever.
(Obs: Sempre tem uma professora amiga, adoro!)
É através de seu diário que ela se liberta, lê e escreve diariamente e assim espanta seus monstros, reinventa sua própria história.
E no Dia Mundial do Livro esta é uma dica ideal que uma pessoa que sofre as mazelas de seu mundo e encontra um pedaço de felicidade através da leitura e da escrita.
O filme? Bom, vou dar um tempo, claro, mas certamente verei em breve.


Nenhum comentário: