Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A cidade dos hereges


Olá, gente!

Faltam 4 páginas para acabar um livro fantástico que estou lendo, e já estou passando a dica, pois vale a pena. Quem gosta do estilo que envolve conflitos religiosos na Idade Média não pode deixar de ler, principalmente porque o livro é super dinâmico, tem apenas 263 páginas e é contado de forma magistral. A língua culta é usada de uma forma tão natural que nem se percebe que o livro se trata do ano de 1347.


A Cidade dos Hereges foi escrito pelo aclamado autor argentino Federico Andahazi, responsável pelo sucesso O anatomista. Para ser sincera nunca tinha lido este autor, mas podem apostar que a partir desse livro ele figurará sempre em minha infinita lista de Livros à Ler.

Nesta história arrebatadora, ele volta à Idade Média para mostrar o lado B do cristianismo. Com maestria, Andahazi escreve uma história envolvente e apaixonante sobre os segredos do Sudário de Turim. O livro foi considerado uma das obras mais polêmicas de 2006.

Com um enredo fascinante, o livro traz a filha de um religioso, Cristine, como protagonista de uma revolta religiosa. A jovem se opunha à vontade do pai de construir uma igreja para seu próprio proveito. Antes de entrar para o convento, vive um tórrido romance com o monge Aurélio, que é muito parecido fisicamente com a imagem que todos tinham de Jesus Cristo. Eles passam meses se correspondendo, e suas cartas se tornam um texto belíssimo que questiona os fundamentos do cristianismo. Enquanto isso, o pai de Cristine busca desesperadamente fabricar um santo sudário para fundar sua igreja.

A luta entre o poder político e o eclesiástico, cada qual com suas estratégias, é mostrada de maneira magistral pelo autor, que torna vísivel a face mais escura da natureza humana. Por trás dos muros dos mosteiros medievais, o que marca as orações noturnas é o sexo, junto com a falsidade que impera entre os religiosos.

Leitura imperdível! Está sem tempo? Sei como é, o grande mal da pós-modernidade....mas tire 15 minutos antes de dormir para conhecer esta história. O que você faz em 15 minutos??? Go ahead.

Boa leitura, depois me contem. Beijos


Nenhum comentário: