Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O celular foi inventado há mais de 100 anos....Será?

É, isso mesmo, meus amiguinhos. O celular, apesar de ter caído no gosto popular há pouco tempo, el tem vida longa, e completou 100 anos. Até pouco tempo atrás este aparelho não estava em nosso cotidiano e hoje quem tem faz a mesma pergunta: "Como consegui viver tanto tempo sem ele???".
Me lembro que quando eu era criança/pré-adolescente só os ricos tinham celular ( isso devia ser entre 1990 e 1995). Era um luxo só ter aqueles aparelhos que pareciam um rádio de tão grande e pesado, e a gente chamava amavelmente de tijolão, hehe.
Quem queria causar era só andar com o celular pendurado no cinto, o que sempre achei ridículo.
Meu pai comprou o aparelho dele em 1995, acho, e era a sensação lá em casa. O problema é que ele recebia poucas ligações, na época era megaultrablaster caro, bem mais que hoje. E o incoveniente era que precisava ficar umas 6 horas carregando para você usar por 2 horas no máximo, kkkk, ou seja, ficava mais na tomada do que fora.
Andei fuçando na internet e descobri e que nosso amigo inseparável pode ter mais de cem anos. Take a look:
O aparelho criado em 1891 e tinha alcance de 800m e era do tamanho de uma tampa de lata de lixo. A patente desse invento foi dada a um fazendeiro americano considerado por muitos como o inventor do precursor do telefone celular. O escritor americano Bob Lochte, professor do departamento de Jornalismo e Comunicação de Massa da Murray State University, em Kentucky, conta a história de Nathan Stubblefield no livro Kentucky Farmer Invents Wireless Telephone, lançado em 2001.
Segundo o escritor, Stubblefield foi um bom homem que queria apenas ajudar sua comunidade local conectando as casas, que ficavam um pouco distantes umas das outras, com um serviço telefônico. O professor disse que é difícil ter certeza absoluta de que Stubblefield realmente inventou o primeiro telefone móvel.
O padre brasileiro Roberto Landell de Moura, por exemplo, recebeu uma patente para o telefone sem fio nos Estados Unidos em 1904. Lochte afirma, no entanto, que Stubblefield começou a trabalhar em sua invenção em 1891 ou 1892, mas esperou 15 anos para pedir a patente. De qualquer forma, o escritor americano afirma que a tecnologia das duas invenções era diferente e nenhum dos dois aparelhos teria funcionado muito bem.

Para saber mais sobre essa e outras invenções visite o site dos Inventores. Foi lá que achei esta pérola.
Beijocas

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei e obrigada pela leitura voce deve ser bem inteligente . Adeus .