Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2008

E-reader


Olá
Semana passada acompanhei pela internet na medida do possível os acontecimentos da Feira do Livro de Frankfurt. ( Ah como queria conhecê-la!, esta e todas as outras feiras do livro do mundo todo). O que achei mais interessante de tudo foi a proliferação dos e-books.
Desde quando essa moda começou sempre dei crédito, mas não imaginava nunca que os e-books fossem substituir os livros de verdade. Nunca tive esse receio, porque cansa um pouco ficar lendo em frente ao computador. Ainda mais para quem trabalha o dia todo em frente ao micro, como é o meu caso, chegar em casa e apreciar uma leitura é tudo de bom, para quem gosta (ama) claro, mas definitivamente não será no computador, mas sim no aconchego das folhas de papel encadernadas, ora com capas duras, ora com capas moderninhas bonitinhas e cheirando a nova, como os lançamentos ou novas edições de clássicos.
O que a feira de Frankfurt mostrou de espantoso, e que me fez crer pela primeira vez no fim ( ou menor procura) dos livros comuns foram os novos modelos de e-books. São chamados de e-readers, e são como minicomputadores que podem conter milhares de livros, e que você pode levar para qualquer lugar dentro da bolsa. São pequenos, versáteis, e é possível lê-lo em qualquer lugar. Além do mais, você pode armazenar milhares mesmo de livros neste aparelhinho. Nem precisa ficar carregando aquele peso todo. (Eu não me incomodo, claro, pois diariamente carrego o peso bom de um livro comigo, mas imagina carregar um negocinho que deve pesar algumas gramas e em segundos sair da leitura de um poema de Mário Quintana e em seguida mergulhar no submundo de Havana, em seguida ler Suassuna, Fernando Sabino, Orhan Pamuk e Henry Müller???, é tudo de bom)
É, se preparem pois os e-readers vieram para ficar. Hoje custa em média US$200, mas breve será bem mais barato, e já terá dominado o gosto do público leitor e o mercado . Espero apenas que este artifício conquiste mais leitores e incentive este hábito tão importante, mas que infelizmente é desprezado pela maioria dos brasileiros.
Que venha o e-reader!

Um comentário:

Dani Oliveira disse...

Oi Jéssica... achei você no blog da Camila (Balaio de Gato Pink). Parabéns pelo blog. Vi no seu perfil que você gosta de cozinhar, dá uma passadinha lá no meu blog: www.cozinhatravessa.com.br.
Beijos =)