Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Porque transformaram Jane Austen em vampira eu jamais saberei

Este é o post mais ambíguo da minha vida, porque não tenho uma opinião ainda sobre o livro que estou lendo. Peguei Jane Austen- A Vampira emprestado na Biblioteca do Sesc, porque eu nunca compraria um livro com esse título. Primeiro em compaixão à Jane Austen, que deve estar dando gargalhadas onde quer que ela esteja; segundo porque é de vampiros, e como já comentei no post sobre Sussurro, este é um gênero que já li muito na adolescência, agora já cansei.
Pois bem. Apesar de todo o preconceito inicial, o livro é até legal, uma história interessante sobre uma Jane Austen que tem 233 anos e vive em uma cidadezinho no interior dos EUA, é dona de uma livraria e adora ver que, apesar de tanto temp,o ainda é popular, seus livros vendem horrores mas ela sente por não receber nenhum direito autoral, pois todos pensam que ela está morta (deveria, né). O livro discute o mercado editorial atual, a fome por vendas dos novos escritores e como alguns autores ganham dinheiro fazendo o tal autoajuda em cima de preceitos antigos ( como A arte da guerra, a Bíblia, etc) e alguns em cima da literatura de Jane Austen. Até livro de culinária lançaram usando o nome dela, e infelizmente ela não recebe nada de direito autoral. Essa parte do livro achei interessantíssima e engraçada. Mas...
Bom, só não me fisgou ainda o lado vampiro dela. Claro, para ela ter 233 anos teria que ser vampira, na visão deste autor, mas eu não consigo ver Jane Austen assim. Claro que o autor precisava escolher algo para dar imortalidade a ela, mas vampira?!?! Não sei, pra mim não encaixa. Eu acho que talvez ela pudesse ter bebido algum elixir da imortalidade, ou mesmo se tornado um anjo, algo do tipo.
Mas é claro que isso é só minha opinião. Não conheço ninguém que leu para compartilhar comigo esse estranhamento em ver Jane Austen como vampira, mas pra mim não colou de jeito nenhum.
Ainda não terminei o livro, mas não sei se até o fim minha opinião a respeito dele vai mudar. Bom, minha opinião? Como disse no início, não sei, estou dividida. Gosto de 50% pela trama editorialesca e de uma autora ícone da literatura mundial. Não gosto do 50% que a tem como vampira.
Quem ler e quiser dividir opiniões, fiquem à vontade. Beijos

Um comentário:

Renata disse...

Jéssica, esse título tb n me atraiu muito à primeira vista, mas essa trama sobre o mercado editorial parece ser interessante. Já o lado vampira me deixa também meio desistimulada, mas quem sabe o livro valha a pena. =]

bjs