Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Corte


O Corte, do cineasta Costa-Gavras, mesmo tentando ser uma comédia não consegue escapar dos temas político e social que costumeiramente é abordado pelo diretor de Missing, Z, Amém, entre outros. Eu particularmente gosto da abordagem de Gravas, apesar dele não ser meu diretor favorito. E no filme O Corte, ele traz um tema atual em uma situação que pode parecer irreal, mas não é.
O longa conta a história de um bem-sucedido executivo da indústria do papel na França que passa por um corte de funcionários, devido a crise, e é dispensado. O problema não é só dele, pois milhares de pessoas passam por esta mesma situação. Ele começa a passar por entrevistas para conseguir trabalho, e como não se acha tão bom, tão carismático, tão competente e tão inteligente quanto os outros candidatos, ele decide tomar uma atitude para conseguir uma vaga em determinada empresa : eliminar os concorrentes. Um a um, ele encontra um jeito de assassiná-los sem deixar pistas, tudo em função do bemestar de sua família.
Vítima da situação, seu filho se envolve com um roubo de eletrônicos, também para suprir suas necessidades, e a polícia começa vez ou outra a aparecer na sua vida, trazendo suspense às cenas. Até que os assassinatos começam a chamar a atenção por terem sempre o mesmo perfil, e a polícia passa a investigar o caso.
Não vou contar mais pois o filme merece ser assistido.

Quando citei acima que a história parece louca mas não é, me referi a um caso parecido que ocorreu em São Paulo há uns 2 anos atrás. Uma mulher havia assassinado duas concorrentes a uma vaga de emprego, se não me engano. Esse caso virou piada no escritório, mas se analisarmos bem, o desespero leva as pessoas comuns e pacatas a comenterem atos criminosos para ter como alimentarem os seus. O Corte mostra bem isso, e atire a primeira pedra quem nunca pecou.
beijocas

Nenhum comentário: