Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Faces da Verdade - Você, jornalista, revelaria sua fonte?

Quem é jornalista sabe que ao entrar na faculdade de jornalismo, temos a utopia de construir um lugar melhor, tudo o que queremos é mudar o mundo, fazer matérias de preferência políticas que desvendem algum escândalo. Mesmo na era da internet pesquisas comprovam que todo foca sonha em trabalhar no jornal impresso. Simplesmente porque temos em nosso imaginário aquela aura folhetinesca das redações nos anos 30, 40 e 50, em que o repórter se fazia na prática, com poucos recursos tecnológicos mas com o melhor jornalismo investigativo.
A fonte sempre foi matéria-prima do repórter, e não sites e blogs, como acontece hoje. Os jornalistas antes se pautavam pelas confiáveis fontes que iam conquistando ao longo da carreira, e delas derivaram as principais matérias jornalíticas, os maiores furos e as melhores histórias. E fonte nunca deve ser revelada, pois é ela que praticamente abastecia os jornais de notícias, e o sigilo era fundamental para ela continuasse a fornecer os dados que o repórter precisava. Revelar a fonte sempre foi proibido, isso é lição número 1 na faculdade.
Há umas duas semanas vi um filme que fala justamente sobre a importância de nunca revelar a fonte, por qualquer motivo que seja. O filme já está até em pauta nas salas de jornalismo, pelo que andei sabendo.
Se chama Faces da Verdade ( Nothing but the truht/ 2010) direção de Rod Lurie e com Katie Beckinsale, Matt Dilon e Vera Farmiga no elenco.
Baseado em fatos políticos atuais, a história gira em torno da jornalista política de um grande jornal do EUA, Rachel Armstrong (Kate) que descobre um escandâlo político que pode abalar as estruturas americanas através de uma fonte, segundo ela, super segura e confiável. Pressionada pelo governo, representado pelo promotor federal Patt Dubois ( Dilon), a revelar sua fonte, a jornalista segue seus prinícipios e em todos os julgamentos mantém-se firme no propósito de não contar de onde vazou a preciosa informação.
Ela passa por pressões psicológicas, vai presa e mesmo assim não revela a fonte.
Inspiração para os jornalistas que trabalham nesta área e sabem como é difícil conquistar uma fonte confiável e fazer jornalismo investigativo nos dias de hoje.
A última cena do filme mostra ela conversando com a fonte, e daí entendemos porque ela se recusou tanto a revelar.
O filme já está em DVD nas locadoras. Quem resolver conferir, bom filme e boas reflexões.

Nenhum comentário: